top of page
una-primavera-1941-de-karl-bodek-1905-1942-y-kurt-low-1914-1980.jpg

Shoá no Betar

IOM HASHOÁ
2023

SOBRE O PROJETO

Dedicamos este material aos que morreram e aos que sobreviveram - nos campos de extermínio, nas florestas e nos guetos.

 

Aos que optaram por continuar lutando, pegando em armas e granadas. Aos que se esconderam, escreveram, viveram e compartilharam suas histórias para que elas nunca fossem esquecidas.

Vocês são a nossa História. 

 

Como judeus, entendemos que as nações precisam de identidade e que a identidade precisa de memória. E que a memória, por sua vez, depende das histórias que contamos a nós mesmos e aos nossos filhos sobre quem somos. Entendemos que se você preservar essa memória para sempre, preservará essas pessoas para sempre.

 

Como betarím, membros de uma tnuá centenária, somos conscientes do poder dessas histórias, de seu potencial para moldar a consciência coletiva das futuras gerações e de nossa responsabilidade de passá-las adiante (como a última geração que as ouvirá em primeira mão). 

 

Por isso, no marco de Yom Hashoá VeHaGvurá 5783, o Movimento Juvenil Betar, por meio desta página repleta de histórias até hoje inéditas em português, renova seu compromisso em preservar cada uma delas - hoje e para sempre. 

 

Am Israel Chai!

 

Tel Chai!

ZIUTA HARTMAN (2).png
ZIUTA HARTMAN.png
kkl-brasil.jpg
BETAR BRASIL 22.png

PRAÇA ZIUTA HARTMAN

O hino do movimento partisan, Zog nit keyn mol, que em português pode ter seu título traduzido como "Nunca diga”, é considerado um dos grandes hinos dos sobreviventes da Shoá e foi utlizado como um símbolo de resistência contra a perseguição dos judeus durante esse período. De acordo com pesquisadores, seu autor, Hirsh Glick, um jovem judeu do Gueto de Vilna, teve a inspiração para escrevê-lo ao ouvir as notícias do Levante do Gueto de Varsóvia. Lembro da primeira vez que escutei este hino em uma machané. Em meio às árvores, uma pequena caixa de som entoava em iídiche a ideia de que “nós estamos aqui”.

 

Muitos dos que ajudaram o KKL na construção do Estado de Israel pereceram na Shoá. Mas hoje, nós estamos aqui. Um cofrinho do KKL foi encontrado nas ruínas do Gueto de Varsóvia. Mas hoje, nós estamos aqui. Preservar a memória e celebrar a resistência é uma das missões do Keren Kayemet LeIsrael para honrar a memória de todas as vítimas da Shoá. Nós somos parceiros e apoiadores da Marcha da Vida e em várias de nossas florestas em Israel você pode encontrar memoriais erguidos em memória a vítimas da Shoá. Estamos muito felizes em poder inaugurar um novo marco no Rio de Janeiro para lembrar aqueles que letraram para que hoje possamos dizer: “Nós estamos aqui”.

 

Rudi Solon, presidente do KKL Brasil, no marco de inauguração da Praça Ziuta Hartman, uma iniciativa do Betar, do KKL e do Clube Adolpho Bloch pelo aniversário de 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia.

HERÓIS DA RESISTÊNCIA
BIOGRAFIAS

_110670676_b23889ef-fa95-42fd-8ba3-dd7e1b520309.jpg

Resistiu

"Resistiu quem conseguiu um pedaço de pão.

Resistiu quem deu aula às ocultas.

Resistiu quem escreveu e distribuiu um jornal clandestino,

advertindo e pondo fim às ilusões.

Resistiu quem introduziu secretamente um Sefer Torá.

Resisitiu quem falsificou documentos “arianos” que salvaram vidas.

Resistiu quem conduziu os perseguidos de uma terra a outra.

Resisitiu quem descreveu os acontecimentos e enterrou o papel.

Resistiu quem ajudou aos mais necessitados ainda.

Resistiu quem pronunciou as palavras que trouxeram seu próprio fim.

Resistiu quem se ergueu com mãos nuas contra seus assassinos.

Resistiu quem transmitiu mensagens entre os sitiados,

e conseguiu trazer instruções e algumas armas.

Resistiu quem sobreviveu.

Resistiu quem combateu armado nas ruas das cidades, nas montanhas e florestas.

Resistiu quem se revoltou nos campos de extermínio.

Resistiu quem se rebelou nos guetos, entre os muros caídos,

na revolta mais destituída de esperança que algum ser humano jamais vivenciou."

MAPA INTERATIVO
DA RESISTÊNCIA DA SHOÁ

No marco do aniversário de 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia, a Vaadat Chinuch do Betar decidiu criar um mapa interativo sobre a resistência durante a Shoá. Escolha uma cidade, clique sobre ela e conheça a corajosa história de alguém que encontrou uma forma, sua forma, de resistir aos horrores provocados pelas forças nazistas. 


SIFRIAT BETAR
SHOÁ NO BETAR

Estas choverot foram produzidos pelo Betar Brasil para preservar a memória dos Justos Entre as Nações e dos heróis dos Guetos de Varsóvia e Vilna.  Clique em "Download" embaico de cada choveret para que você possa também se tornar testemunha de sua coragem.

CAPA.jpg

Shoá no Betar - Volume 1

A ZZW e o Levante do

Gueto de Varsóvia

Shoá no Betar - Volume 2

O Levanante que Jamais Sucedeu

A FPO e o Legado do Gueto de Vilna

Shoá no Betar - Volume 3

Justos Entre as Nações

Auchwitz_atual.jpg

Shoá, Identidade e Educação Não-Formal

Leia aqui o artigo escrito pela Nezivat Betar Amlat, Juliana Katz, para a Edição nº 57 da Coloquio, a publicação do Congreso Judío Latinamericano, sobre Shoá, identidade e educação não-formal.

Shoá no Betar
Iom Hashoá 2022

No ano passado, o Betar Brasil entregou mais de 500 velas com nomes de judeus assassinados na Shoá para as famílias e instituições das kehilot de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo . Aos escanear o QR code, você era levado a uma página que contava sobre a história da pessoa homenageada.

Acesse-a clicando no botão abaixo:

Todos Nós Temos Uma História
Iom Hashoá 2022

Um vídeo do Betar Brasil em homenagem às vítimas da Shoá, familiares dos nossos bogrim que foram assassinados cruelmente em campos de concentração e de extermínio, guetos, bosques e vilas.

Black Wall Lavados
2.png

100 ANOS

DE BETAR

Sobreviver o Holocausto

Histórias de sobreviventes da Shoá que chegaram até o Brasil. Conheça suas histórias clicando no botão abaixo.

WhatsApp Image 2023-04-13 at 11.55.35.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-13 at 11.54.03.jpeg
MV5BNmU5OWVjZWQtYWQ0ZC00ZjZhLTgwMmEtZjFlZGIzNDNmMTQyXkEyXkFqcGdeQXVyNzg1MjY0ODc_._V1_.jpg

80 ANOS
LEVANTE DO GUETO
DE VARSÓVIA

1943 - 2023

Mordechai_Anielewicz.jpg

Mordechai Anielewicz

"O sonho da minha vida se tornou realidade. A autodefesa no gueto foi uma realidade. A resistência armada judaica e a nossa vingança são fatos. Tenho sido testemunha da magnífica e heróica luta de homens judeus em batalha."

Leon_rodal.jpg

Leon Rodal

"Você vê essas bandeiras? Aparentemente de pouca importância e, no entanto, um grande símbolo de imensurável importância. Elas são um símbolo da unidade de luta judaica e polonesa contra o brutal agressor. Que o mundo os veja e saibam o que está acontecendo aqui!"

images (1).jpg

Pawel Frenkel

“No futuro, as crianças de Eretz Israel aprenderão sobre nós e, para eles, nós seremos um exemplo de bravura e coragem. A maioria de nós morrerá em batalha, mas viveremos nas vidas e corações das gerações que estão por vir. Viveremos enquanto a história dos judeus continuar a viver”

O Levante do Gueto
A História Não Contada

Documentário Completo!

A Revolta do Gueto de Varsóvia tornou-se um símbolo de heroísmo em todo o mundo, mas a história geralmente é incompleta. Entre os combatentes estava um grupo que não recebeu nenhuma celebração, embora tenha sido responsável pela grande batalha da revolta. Aí estavam os betarim. Veja o documentário completo clicando no botão abaixo:

MV5BNTA2MTI5MDQtNjM0NC00MzIxLWFiNjYtY2U3OTFlYjJhMWM4XkEyXkFqcGdeQXVyMjcxMTEzMTU_._V1_.jpg
bottom of page