AS REGRAS DO JOGO

OBJETIVO

Ganhar todas as cartas do baralho.

 

O JOGO

O jogo se baseia na comparação dos valores de sua carta com os da(s) de outro(s) jogador(es). Para sua carta vencer, a característica escolhida precisa ter valor maior ou menor, dependendo do caso, do que a carta dos seus adversários. Quando sua carta vence, você ganha a carta dos seus adversários, e a próxima carta da sua pilha dá início a uma nova rodada. As cartas são então embaralhadas e igualmente distribuídas. Cada jogador forma um monte em suas mãos de tal modo que possa ver apenas a carta de cima. Começa o jogo quem estiver à esquerda do jogador que distribui as cartas.

 

PLACAR

O placar mostra o número de cartas de que você e seus adversários dispõem. O placar vai se alterando automaticamente a cada rodada. Em caso de empate, as cartas ficam no monte e um placar mostra quantas cartas estão lá. Quando um jogador vencer a próxima rodada, ele ganha todas as cartas do monte.

 

OPÇÕES DE BARALHO

Este baralho contém 44 cartas com grandes personalidades judaico-sionistas. Cada carta pertence a um grupo, de A à J. As cartas devem ser divididas igualmente entre os jogadores.

 

COMO JOGAR

1. Observe, na carta retirada, qual valor vence em cada característica: se o de menor ou o de maior número.

2. O jogador que começa escolhe uma das características da sua carta de cima e lê em voz alta. Depois, os jogadores leem, cada um na sua vez, o valor que está na sua carta de cima. Exemplo: Se você escolher a categoria “Hadar”, deve comparar com a(s) carta(s) do(s) seu(s) adversário(s) e verificar quem venceu.

Se você vencer - a sua carta e a(s) do(s) outro(s) jogador(es) irá(irão) para o final do seu monte de cartas, e você continua escolhendo a categoria da próxima carta na próxima rodada.

Se o outro jogador vencer - sua carta irá para o final do monte de cartas dele, e a vez de escolher a categoria passa para ele.

Em caso de empate - as cartas vão para o centro da roda, e uma nova disputa, ainda na mesma rodada, é realizada. Isso significa que a mesma pessoa deve escolher uma nova categoria para o desempate apenas entre os jogadores que empataram. O vencedor da rodada de desempate ganha todas as cartas disputadas na rodada (as que tinham empatado e as novas). Se um dos jogadores que empataram não possuir outra carta para jogar, ele permanece com a mesma carta na mão para ser usada no desempate. 

3. Vence aquele que dispõe da carta de maior valor quando a categoria escolhida for Sionismo, Judaísmo, Hadar ou Tagar. Já quanto ao Ano de Nascimento, vence aquele que tiver a carta com o menor número, ou seja, ganha a personalidade mais velha. 

 

OBSERVAÇÃO

Hadar é o valor betarí de respeito, orgulho e majestosidade - tanto por si mesmo, quanto pelos outros. ​Tagar é o valor betarí da tenacidade e responsabilidade de lutar pelo o que é certo, independentemente das adversidades e oposições.

 

CARTA SUPER SIONISTA (SUPER TRUNFO)

Existe, entre as cartas, a carta SUPER SIONISTA (o super trunfo). Essa carta vence quase todas as demais do baralho (independentemente do valor de suas características), perdendo apenas para as que pertencem ao seu grupo, isto é, aquelas que tem a letra A (2A, 3A, 4A), marcada na parte superior de cada uma. Nesse caso, aqueles jogadores que tiverem as cartas devem disputar a rodada normalmente, conforme as regras do jogo.

 

FIM DO JOGO

O jogo termina quando um dos jogadores conquistar todas as cartas do baralho.

Para saber mais sobre os personagens, basta apontar a câmera do seu celular para o código QR no verso de cada carta.