História
O Betar surgiu durante uma época de crise pela qual atravessava a Organização Sionista Mundial (הסתדרות הציונית עולמית), seguida pela criação do Brit HaTzionim HaRevizionistim - Hatzoar (ברית הציונים הרוויזיוניסטים - Aliança dos Sionistas Revisionistas), dois anos mais tarde, em Paris. Ambos os movimentos foram os primeiros a seguir os ideais de Jabotinsky.
O Betar devia, antes de tudo, educar uma juventude fiel e disposta a se sacrificar por seu povo, transformando o lema de “Lar Nacional” em Estado Judeu. Jabotinsky, com seu olhar visionário, ressalta a personalidade de Eliezer Ben Yehuda, renovador do idioma hebraico, e os valores de Yossef Trumpeldor, caído na fortaleza de Tel Chai em defesa de nossa terra.
Em novembro de 1923, Jabotinsky visitou a cidade de Riga, na Letônia, para participar de um ciclo de palestras. Uma dessas palestras tinha como tema “O judaísmo e o militarismo”, na qual cleareava suas ideias sobre a criação de um grupo militar juvenil hebreu e a formação, para Israel (o futuro Estado Judeu), de um exército de defesa a partir do ativismo juvenil. Em 7 de dezembro de 1923, na sede do Centro Acadêmico HaChashmonai de Riga, reuniram-se os dez iniciadores dessa campanha: Aharon M. Gamzu, Aharon Zvi Propes (o primeiro chanich do Betar e organizador do encontro), Rav Arie Levin, I. Helstein, I Sujaiev, M. Lisson, Moshé Yoelson, Natan Michlin, Moshe Gold e Yaakov Hoffman. Eles decidiram então criar um movimento juvenil que levasse adiante os ideais de Jabotinsky. O primeiro fundamento aceito foi: “A nova organização constitui o núcleo da Legião Judaica a ser criada”.
Onde?
Riga, Letônia
Quem?
Ze'ev Jabotinsky
Quando?
Dezembro de 1923
Figuras Importantes
Theodor Herzl
O Pai do Sionismo
2 de maio de 1860, Pest, Budapeste, Hungria
Theodor Herzl
Herzl era um jornalista, que após o caso Dreyfus, percebeu que a única solução para o antissemitismo era a criação de um estado judeu. Ganhando assim o título de "O Pai do Sionismo".
Herzl escreveu várias obras. O mais importante "O Estado judeu", em que ele discutiu sua visão do lar sionista. Em 1897, depois do Primeiro Congresso Sionista em Basileia, profetizou: "Se não for em cinco anos, certamente em cinquenta anos, os judeus terão seu próprio estado". Sua profecia se tornou realidade em 14 de maio de 1948 quando o moderno Estado de Israel declarou sua independência.
Faleceu em 1904, na Áustria, como o estadista judeu que não teve a felicidade de conhecer (em vida) o país que idealizou. Hoje, porém, os seus restos mortais encontram-se no cemitério de heróis nacionais, situado no Har Herzl (Monte Herzl) que leva o seu nome, na capital de Israel. Herzl, ao idealizar o sonho sionista, entrou no panteão das figuras da construção do Estado Judeu, deixando o legado do compromisso de toda a vida com a causa judaica e sendo reconhecido, portanto, como um gigante na história de Israel.
Ze'ev Jabotinsky
Rosh Betar
17 de outubro de 1880, Odessa, Ucrânia
Ze'ev Jabotinsky
Foi um escritor, tradutor, jornalista, militar, e acima de tudo um líder sionista. Depois do Pogrom de Kishinev, Jabotinsky entende que para a criação de um estado judeu é fundamental a ajuda dos jovens.
Jabotinsky foi o primeiro soldado de Iehuda, criando em 1915, com a ajuda de Yosef Trumpeldor, A Legião Judaica, uma unidade militar composta por voluntários sionistas dispostos a lutar ao lado do império Britânico para expulsar o império Otomano da então, Palestina.
Em sua busca pela Criação do Estado Judeu, foi o criador da Haganá em Jerusalém, foi o primeiro comandante do Irgun - "Organização Militar Nacional na terra de Israel", fundador do sionismo Revisionista e, sobretudo, fundador do movimento sionista juvenil Betar, Por isso o chamamos de "Rosh Betar".
Yossef Trumpeldor
Inpiração para nossa tnuá
21 de novembro de 1880, Pyatigorsk, Rússia
Yossef Trumpeldor
Criado em uma família judia, cresceu escutando de seu pai, um brilhante veterano judeu do exército russo, grandes façanhas e lutas travadas por Am Israel. Aos 20 anos, Trumpeldor tornou-se dentista, uma carreira que deixou de lado para servir no exército. Com o fim da guerra russo-japonesa, fez aliá e foi parar nos kibutzim de Kineret e Degania, ao norte de Israel.
Em 1914, com a proibição dos judeus russos em Eretz Israel, foi a Alexandria, onde conheceu Zeev Jabotinsky e, ao seu lado, criou o Corpo de Mulas. Após o seu regresso de Gallipoli, Yosef regressa a Eretz Israel e dirige-se para Tel Chai, um lugar extremamente perigoso e vulnerável aos constantes ataques árabes.
Em março de 1920, nosso leão morreu depois da conhecida Batalha de Tel Chai, na qual junto com 7 homens, sacrificaram suas vidas para defender essas terras. Imortalizado em nome de nosso tnua: Brit Hanoar HaIvrit Al Shem Yossef Trumpeldor.
Menachem Begin
Rosh Hanagá, Comandante do Irgun e Primeiro Ministro de Israel.
16 de agosto de 1913, Brest, Bielorrússia
Menachem Begin
Descendente de uma família judaica tradicional, recebeu, durante sua infância, uma sólida educação judaico-sionista. Aos 17 anos, uniu-se ao Betar em Brest e mais tarde, em 1931, uniu-se à sede do movimento em Varsóvia, Polônia. Ali se converteu, oito anos depois e por pedido do próprio Jabotinsky, em Rosh Hanagá do país.
No final da década de 1930, foi encarcerado pelos soviéticos e assim permaneceu durante aproximadamente quatro anos. Em 1943 aceitou o cargo de comandante do Irgun Tzvaí Leumi (Etzel) e, em 1948, orientou seus esforços para a política, fundando o partido Politico Cherut, que, em 1973, depois de uma série de fusões com outros partidos da direita sionista, tornou-se o atual Likud. Em 1977, foi eleito o primeiro primeiro-ministro de direita em Medinat Israel, difundindo os valores e a visão de Betar em Medinat Israel.
No ano seguinte, ganhou o Prêmio Nobel da Paz pelo Acordo de Paz de Camp David com o Egito. Em 1981, foi reeleito como primeiro-ministro. No entanto, após a morte de sua esposa Aliza, renunciou a seu cargo e se mudou com sua filha para Jerusalém. Morreu em 1992, devido a um infarto.
Quer saber mais sobre essas figuras importantes e outras mais?
Acesse abaixo nossas Biografias Expressas!
Nossa História
Um pouco sobre a história da nossa tnuá aqui no Brasil!