Yom HaShoá VeHaGvurá
“As nações precisam de identidade. A identidade precisa de memória. E a memória depende da história que contamos a nós mesmos e aos nossos filhos sobre quem somos. Se você preservar essa memória para sempre, preservará essas pessoas para sempre.”
Rabino Jonathan Sacks ZT”L
O Movimento Juvenil Judaico Sionista Betar, como uma instituição educativa centenária, entende sua responsabilidade em transmitir as histórias que moldarão o imaginário coletivo do povo judeu.
Nesse sentido, criamos esta campanha de Yom HaShoá VeHaGvurá, para que cada um de nós, mesmo que somente por um minuto, paremos para preservar a memória dessas pessoas - hoje e para sempre.
Assim, convidamos você a acender esta vela e recordar com a gente.
K
Karczi Abeles nasceu em Bratislava, Tchecoslováquia, em 1922, filho de Willy e Adela. Ele era um vendedor e solteiro. Antes da Segunda Guerra Mundial, ele morava em Bratislava, na Tchecoslováquia. Durante a guerra, ele estava em Bratislava, na Tchecoslováquia.
Karczi foi morto durante a Shoá.
Karl Kalman Abend nasceu em Lwow, Polônia em 1892. Ele era um comerciante e casado com Khaia. Antes da segunda guerra mundial ele morava em Lwow, Polônia. Durante a guerra, ele estava em Lwow, na Polônia.
Karl Kalman foi assassinado durante a Shoá.
Korol Abish nasceu em Dolina, Polônia, em 1911, filho de Mendel e Etka. Ele era um Comerciante. Antes da Segunda Guerra Mundial ele morava em Dolina, Polônia. Durante a guerra ele estava em Dolina, na Polônia.
Korol foi morto durante a Shoá.
Katalin Abeles née Shik nasceu em Vac, Hungria em 1899, filha de Dov e Khana née Fishel. Ela era dona de casa e casada com Fulop. Antes da segunda guerra mundial ela morava em Vac, Hungria. Durante a guerra ele estava em Vac, Hungria.
Katalin foi morta durante a Shoá.
Katharina Abeles nasceu em 1870. Durante a guerra esteve em Viena, Áustria. Ela foi deportada por transporte do Gueto de Theresienstadt, Tchecoslováquia para Treblinka, Campo de Extermínio, na Polônia em 21/09/1942.
Katharina foi morta durante a Shoá.
Katharina Aberbach, nome de solteira, Lowenhek nasceu em Wien, Áustria, em 1891. Ela era uma dona de casa e casada com Oskar. Durante a guerra esteve em Caserne Dossin (Malines-Mechelen), Bélgica. Ela foi deportada com a Transport XIX de Caserne Dossin (Malines-Mechelen), campo de concentração na Bélgica, para Auschwitz Birkenau, Campo de Extermínio, na Polônia em 15/01/1943.
Katharina foi morta durante a Shoá.
Katica Abraham, cujo nome de solteira era Fleishhaker, nasceu em 1883, filha de Yacob e Yulia. Ela era casada com Adolfo. Antes da Segunda Guerra Mundial, morava em Zagreb, na Iugoslávia. Durante a guerra, ele estava em Sombor, na Iugoslávia.
Katica foi morta durante a Shoá
Kato Schwarcz nasceu em Miskolc, Hungria em 1923, filha de Sandor e Matilda. Ela era bibliotecária e solteira. Antes da segunda guerra mundial ela morava em Miskolc, Hungria. Durante a guerra ele estava em Miskolc, Hungria.
Kato foi morta durante a Shoá.
Katarina Blau nasceu em Viena, Áustria, em 1889, filha de Yohana. Era vendedora em uma loja de móveis e solteira. Antes da segunda guerra mundial ela morava em Viena, Áustria. Durante a guerra, ele estava em Viena, na Áustria.
Katarina foi morta durante a Shoá.
Kitty Friedberg nasceu em Lodz, Polônia, em 1893. Durante a guerra ela estava em Topolcany, Tchecoslováquia. Ela foi deportada por Transporte de Zilina para Sobibor, Wlodawa, e de lá para Lublin, Polônia em 14/06/1942.
Kitty foi morta durante a Shoá.
Karel Flanz nasceu em 1904. Durante a guerra ele foi deportado pelo Transporte E, trem DA20 de Praga, Praha Hlavni Mesto, Bohemia, Tchecoslováquia para Lodz, Gueto, Polônia em 11/03/1941.
Karel foi morto durante a Shoá.
Kusia Gindes nasceu em Krzemieniec, Polônia, em 1904. Ela era farmacêutica. Antes da Segunda Guerra Mundial ela morava em Krzemieniec, Polônia. Durante a guerra ele estava em Krzemieniec, Polônia.
Kusia foi morta durante a Shoá.
Kos Gitmul nasceu em Wlodzimierz, Polônia em 1916, filho de Nakhum e Sara. Era comerciante e solteiro. Antes da Segunda Guerra Mundial ele morava em Wlodzimierz, Polônia. Durante a guerra ele estava em Wlodzimierz, Polônia.
Kos foi morto durante a Shoá.
Kisl Heker nasceu em Kowel, Polônia em 1905, filho de Yaakov e Ite. Ele era carreteiro e casado com Gitel. Antes da Segunda Guerra Mundial ele morava em Wielka Glusza, Polônia. Durante a guerra ele estava em Wielka Glusza, Polônia.
Kisl foi morto durante a Shoá.
Kushke Krivitzki nasceu em Leonopol, Polônia, filho de Yermiyahu e Lea. Ele era casado com Sônia. Antes da Segunda Guerra Mundial ele morava em Leonopol, Polônia. Durante a guerra, ele estava em Leonopol, na Polônia.
Kushke foi morto durante a Shoá.
Kisi Rosinzonski nasceu em Kowel, Polônia, em 1902, filho de Yitzkhak e Khana, cujo nome de solteira era Tereshkevitz. Era casado. Antes da Segunda Guerra Mundial ele morava em Kowel, Polônia. Durante a guerra, ele estava em Kowel, na Polônia.
Kisi foi morto durante a Shoá.
Kasil Suchman nasceu em Kolomyja, Polônia em 1903, filho de Moshe e Lea. Ele era cabeleireiro e casado com Golda, cujo nome de solteira era Shatzberg. Antes da segunda guerra mundial, ele morava em Tatarow, na Polônia. Durante a guerra, ele estava em Tatarow, na Polônia.
Kasil foi morto durante a Shoá.